top of page

Bem vindo 

   Ao mundo do marketing

 

Os melhores marketeiros do mundo

 

Por: Caio David

 

 

Em um mundo corporativo em constante evolução, torna-se necessária a existência de um profissional visionário, criador de tendências, capaz de traspassar as barreiras dos números, dados, gráficos e normas preestabelecidas. Ele deve também criar novos conceitos que superem os limites da própria  empresa e o de suas concorrentes. A este profissional, um tanto intrincado, dá-se o nome de gerente de marketing.

O dia-a-dia de um profissional de marketing é um constante desafio de criatividade; a recriação de conceitos é um trabalho complicado, pautado em constantes adaptações de outras atividades, inspiração, muito conhecimento sobre historia, geografia, artes, ecologia, economia, matrizes BCG, análises SWOT, macros e microambientes, estudos sobre concorrentes, regulamentos, leis em tramitação e… E o que mesmo? Sim! misturar tudo isso de uma forma que se torne algo palpável,  novo, compreensível e revolucionário. 

Há de se concordar que a palavra que melhor define marketeiro é revolucionário; um revolucionário com desafios diários e modificações constantes nos rumos de suas próprias revoluções.

O bom marketeiro é capaz de transmitir todas as suas ideias de forma clara, induzir os ouvintes a um pensamento semelhante ao seu, prever possíveis variações em seus próprios ideais e planejar mudanças que garantam que os objetivos sejam alcançados.

Temos no século XX o exemplo da maior ação de marketing já desenvolvida. Foi realizada em favor de  um jovem pintor de quadros, cidadão austríaco, da pequena cidade de Braunau am Inn, que munido apenas de um ideal bem constituído, uma oratória impecável à sombra de marketeiro excepcional, foi capaz de se transformar de artista ao maior idealista e manipulador de massas que o mundo já teve conhecimento. Seu nome é conhecido, e mesmo há quase 70 anos após sua morte, ressoa com assombo e indignação entre todas as populações do mundo. 

Adolf Hitler, ou simplesmente Hitler como ficou popularmente conhecido, teve a seu lado o maior marketeiro pessoal do mundo, o genial Joseph Goebbles. Braço direito e publicitário responsável por toda a campanha, ideais e discursos de Hitler, Gobbles foi a mente criativa por traz das técnicas de manipulação emocional que hoje regem todas as relações e campanhas políticas, o que o torna responsável por grande parte do conceito de publicidade que conhecemos hoje.

Inserido no mundo corporativo, outro intrigante caso de campanha de marketing chama a atenção. A campanha apple, realizada por Steve Jobs. As habilidades extraordinárias de Jobs, em criar, redefinir e revolucionar o mundo tecnológico eram secundárias quando comparadas a sua habilidade de criar no mundo uma idolatria por seu produto.

Suas técnicas de persuasão eram extremamente diversificadas, variavam de produto para produto. Todas culminavam em um grande evento: “MacWorld Expo” onde sua oratória intrincada, associada a produtos revolucionários, levava um êxtase tecnológico a todos os presentes, entre eles jornalistas, empresários e fãs de tecnologia.

As keynotes de Jobs, nos anos de 2007 e 2008, foram consideradas algumas das melhores apresentações de todos os tempos, pois tornaram as tediosas apresentações de Slides em um grande evento teatral.

Não diferente de todas as outras carreiras, o mundo do marketing está preparado para bonificar todos os melhores marketeiros com excelentes salários e ótimos planos de carreira. O domínio das técnicas e habilidades exigidas a este profissional é o que transforma a maioria deles em CEOs de várias corporações.

 

 

Mark'n'termos

 

 

O trabalho dos profissionais de marketing têm aumentado com frequência devido à necessidade que muitas empresas enfrentam no meio de tanta competitividade no mercado de trabalho.  Um profissional de marketing pode atuar em empresas, agências e em departamentos públicos, portanto há um leque de opções nessa área. Gerenciamento de varejo, produto, marca,  distribuição, promoção, relações públicas, pesquisa, marketing industrial, marketing de serviço, marketing internacional e pesquisa de mercado são algumas destas áreas. Com a mudança econômica e a exigência no mercado de trabalho, um profissional de marketing tem que estar sempre a frente de tudo. Boas empresas tem sempre um profissional de marketing que usa estratégias e treinamento para obter sucesso. Promove a marca fazendo levantamento de dados sobre o Público-alvo e Pesquisa de mercado, assim estimulando as vendas de serviços e produtos. É sua função solicitar a coleta de dados sobre perfil dos consumidores e ambiente socioeconômico, trabalha também inovando produtos já existentes fazendo atualizações e em merchandising. O marketing de uma empresa diz claramente o objetivo das campanhas fazendo assim com que o cliente sinta-se satisfeito.

 

O dia-a-dia de um profissional de marketing é muito semelhante ao de um administrador. Acordar de manhã, se atualizar sobre as notícias e ir para o trabalho. Na empresa esse profissional analisa dados das pesquisas que foram realizadas sobre o público-alvo, se reúne com os administradores da empresa para traçar metas de crescimento e tomar decisões sobre as melhores técnicas para abordar os clientes. É sua responsabilidade estudar os seus concorrentes e novas técnicas de marketing. Dentro da empresa o profissional de marketing é respeitado, suas analises sobre possíveis alterações que poderiam aumentar a rentabilidade da empresa são ouvidas e muitas vezes aplicadas pelos diretores.

 

 

 

 

bottom of page