top of page

Fazendo publicidade? Descubra onde atuar!

A área de atuação dúvida frequente dos alunos de publicidade e propaganda. Geralmente as pessoas acreditam que o único lugar que um publicitário pode trabalhar é em uma agência de publicidade. Engano!! O curso de publicidade e propaganda oferece uma grade ampla e boas noções sobre várias áreas do conhecimento.

Tomemos como exemplo apenas uma agência de publicidade comum, dentro desta existem diferentes funções, para os diferentes tipos de publicitários que se formam. Geralmente estas agências necessitam de publicitários para setores a seguir:

 

Atendimento:

O profissional de atendimento é o representante da agência. Seu cargo exige dele habilidades interpessoais e conhecimentos gerais sobre a publicidade, seus efeitos e seus métodos. O atendimento é a ponte entre o cliente e a agência, logo é de sua responsabilidade a criação do briefing do cliente. 

 

Tráfego:

O profissional do tráfego é o responsável pelo cumprimento dos prazos. É dele a função de gerir os  outros setores e garantir que a campanha seja entregue a tempo. Deste profissional é exigida a habilidade de administração do tempo e decisões precisas quanto as ações a se tomar para o cumprimento do prazo.

 

Planejamento:

O setor de planejamento é o ponto de início da campanha dentro da agência. Sua principal responsabilidade é interpretar o briefing e reunir maiores informações sobre o cliente, seus concorrentes, produtos, tendências e público-alvo. Após realizar suas pesquisas cabe ao planejador a realização do brief criativo, que motive e induza o setor criativo da agência à uma realização correta da campanha. Sua atividade exige curiosidade, técnicas motivacionais e boa habilidade de redação.

 

Criação:

A criação é sem dúvida o setor mais conhecido da agência. É dele a responsabilidade de criar o que conhecemos por campanha. Suas funções exigem conhecimentos gerais, capacidade para criar sob pressão e habilidades para lidar com softwares de criação(photoshop, corel draw, etc.). Ao final do processo, é da responsabilidade dos criadores apresentar a campanha ao cliente.

 

Mídia:

Os profissionais de mídia são os responsáveis pela veiculação da campanha. Sua principal função é a decisão de quais mídias utilizar para alcançar o público-alvo. Seu trabalho requer boas habilidades na análise de pesquisas demográficas e estudos comportamentais sobre o público.

 

Produção gráfica:

Os produtores gráficos, são os responsáveis pela criação artística da agência. Suas funções exigem grandes habilidades artísticas e de utilização de softwares de criação. Também são conhecidos como diretores de arte e trabalham em conjunto com o processo de criação.

 

Redação:

A criação de textos, títulos e anúncios é parte fundamental das campanhas publicitárias. Os redatores são os responsáveis por criar toda a parte escrita da campanha. Os redatores devem ter habilidades de escrita com profundidade de linguagem e entender sobre técnicas de persuasão.

 

Fora das agências existem outras oportunidades de trabalho para os profissionais da área de publicidade. Estes empregos podem ser em empresas ou autônomos. Alguns dos mais comuns são:

 

New media:

Com o crescimento das formas de mídia, surgem novas empresas, especializadas em prestar serviço para um público que não se utiliza das formas convencionais de mídia (televisão, revistas, jornais e rádio). Os profissionais de New media trabalham principalmente com a internet, gerando conteúdos para redes sociais e sites de busca.

 

Assessor de comunicação:

Os assessores de comunicação são contratados principalmente por empresas, políticos, clubes esportivos e famosos em geral. Sua função é, principalmente, garantir que a mensagem desejada pelo cliente, alcance o público da forma esperada. São os assessores de comunicação que geram os discursos, agendam entrevistas e resolvem os possíveis casos de escândalo.

 

Produção (RTVC):

Os produtores trabalham em emissoras de TV ou Rádio criando peças publicitárias para as mídias audiovisuais. Ele atua na produção, gravação e edição. Alguns destes acabam por trabalhar na produção de peças não publicitárias.

 

Fotógrafo:

O curso de fotografia é parte da grade das faculdades de publicidade e propaganda. Alguns dos estudantes descobrem na fotografia uma paixão e passam a trabalhar como fotógrafo publicitário. Outros buscam criar seus próprios estúdios fotográficos, pois o investimento inicial é relativamente baixo.

 

Marketing:

Muitas empresas contratam os publicitários com maior habilidade com números para serem profissionais de marketing. Sua função é estudar e desenvolver técnicas mercadológicas para melhorar a venda e o relacionamento entre a empresa e o consumidor. Grandes multinacionais tem como seu CEO profissionais de marketing pois sua influência na empresa gera altos resultados.

 

Publicitários podem atuar em áreas dentro e fora das agências, sua formação é ampla, assim como seus conhecimentos. Dessa forma, cabe ao estudante buscar a área que mais combina com seu perfil e ambições. 

 

bottom of page