top of page

O emprego dos sonhos!

 

(Radiografia de uma agência)

 

A grande maioria dos estudantes de publicidade, começam o curso sem grandes noções sobre como é, realmente, o mundo publicitário. Na maioria das vezes, estes futuros publicitários nem sequer tem ideia de como funciona uma agência, outros ainda acreditam que todos os publicitários são criativos e capazes de gerar comerciais sozinhos. Fato é, nenhum publicitário, por mais experiente e genial que seja, é capaz de realizar sozinho todas as funções exigidas por uma agência. 

Uma agência de publicidade é um ser complexo, dividido em partes que exercem diferentes funções, que uma vez realizadas da forma e na seqüência corretas garantem bons frutos. A maioria das agências apresentam uma forma clássica de divisão de funções, que se divide nos setores:

 

Atendimento:

Os profissionais de atendimento são os bons vendedores, suas principais características são o bom relacionamento com pessoas e a boa oratória. Sua função é buscar novos clientes, atendê-los de forma atenciosa e convencê-los de que o investimento em algo tão abstrato quanto a publicidade será altamente lucrativo. É ele também o responsável por levar o briefing para a agência, transmitindo ideias e informações sobre o produto e o cliente.

Sua função exige também que ele tenha conhecimento sobre todas as áreas da publicidade, bem como uma boa noção dos valores e princípios de sua agência. Ele é o representante do cliente na agência e da agência para o cliente, o que o torna um dos mais completos profissionais em atuação na agência.

 

Planejamento:

O planejamento é o principal usuário do briefing, ele é o principal contato entre o profissional de atendimento e o resto da agência. Suas funções exigem grande capacidade de buscar informações, redigir bons textos e motivar pessoas, pois sua principal atividade é a transformação do briefing do cliente em um brief criativo para a agência. Este brief é um dossiê que transmite todas as ideias, vontades e ideais do cliente para o setor criativo da agência, nele devem estar contidas novidades do ramo, tendências, acontecimentos relevantes e palavras-chave que induzam o pensamento e a criatividade do setor criativo. É também responsabilidade do setor de planejamento conter possíveis excessos da criação e forma a manter a campanha em uma certa linha de raciocínio.

 

Criação:

A criação é sem dúvida o mais conhecido dos setores de uma agência. O “trabalho dos sonhos” de muitos que pode se transformar em um grande pesadelo. O trabalho do setor pode parecer só inspiração, porém se torna mais complexo a medida que o tempo avança e as ideias não vem. Esta função exige grande capacidade de criar sob pressão, poder de decisão rápida e boa oratória para transmitir suas ideias. Os profissionais da área de criação encontra seu principal artifício de inspiração em seus conhecimentos. É exigido deste grande conhecimento sobre tudo, de carros a tipos de solo, de maquinas de irrigação a revistas de moda, desta forma o profissional de criação deve se manter constantemente atualizado.

 

Mídia:

Os profissionais do setor de mídia são especialistas em público-alvo. Sua atividade se baseia principalmente em avaliar o melhor custo benefício para a circulação da campanha da agência, de forma a atingir ao máximo público-alvo com o mínimo de gastos. Sua função exige que ele tenha grande capacidade de interpretação de gráficos e que se mantenha constantemente informado sobre as pessoas em geral. Seu conhecimento deve abranger costumes, hábitos, atividades, preferências, enfim todo tipo de informação possível sobre os consumidores.

 

Existem dentro da agência, outros profissionais que não são necessariamente formados em publicidade. Estes são responsáveis por outras funções adjacentes, porém também são parte fundamental do funcionamento da agência. São eles os setores:

 

Financeiro:

O setor financeiro de uma agência é o que mantém as contas em dia, avalia preços, condições de pagamento, fluxos de caixa e afins. Dos profissionais desta área é exigido bom controle de dinheiro e capacidades contábeis. Geralmente as vagas de Financeiro são oportunidades para os cursos de ciências contábeis, engenheiros, economistas e administradores.

 

Administração:

A administração de uma agência abrange as funções de diretoria e recursos humanos da agência.

Muitas vezes em agências os diretores são de fato publicitários, que em algum momento deixam seus cargos de publicitários e assumem o controle administrativo. Esse setor é responsável pela contratação de novos funcionários, demissões e salários.

 

Legal:

O setor legal de uma agência é responsável por avaliar leis e contratos que possam interferir nas campanhas ou funções da agência. Geralmente a agência contrata profissionais de direito para a realização dessas atividades, porém existem alguns publicitários que adquirem essa função. É  exigido por este setor a avaliação de leis e projetos que possam de alguma forma - positiva ou negativa - interferir nos resultados da agência.

 

Outros:

Existem outros setores, como o de limpeza e produção visual, que geralmente são tercerizados pelas as agências pois demandam outras funções e necessidades que não podem ser supridas pela a agência.

 

No decorrer do curso de publicidade e propaganda, todas as funções internas de uma agência são apresentadas aos alunos, cabendo a estes a avaliação e escolha de qual se assemelha mais com suas características. Algumas agências contam também com processos de treinee onde o “estagiário” realiza cada uma destas funções por um curto período para que se encontre a atividade em que ele se saia melhor.

 

 

Nos acompanhe em um tour pela agência Desafio de comunicação integrada em Campinas-SP e assista também à nossa entrevista com o diretor de marketing Leandro da Desafio e o diretor de Arte Nino da Desafio! 

Um dia memorável...

Conheça um pouco mais!

bottom of page